Quando devemos contratar um síndico profissional?

Se fizer uma busca rápida na internet você irá localizar diversos sites que falam do “síndico externo”, “síndico contratado” ou melhor o chamado síndico profissional.

Mas, afinal, este modelo de atividade do síndico é ideal para todos os condomínios?

Quando avaliar se chegou a hora de contratar um síndico profissional para o seu condomínio? Na maioria dos condomínios observamos que é sempre um número bem reduzido de pessoas que participam e se preocupam com a gestão eficiente do condomínio. Esta deveria ser um papel de todos os moradores. Quando mais acompanhar o processo da gestão do seu condomínio, melhor!

Formação/ Certificação

O síndico profissional é aquele pessoa  que realiza treinamentos constantes, tem uma empresa constituída e tem a sindicatura (isso mesmo este é o termo correto, não é sindicância) como sua carrreira. A profissão ainda não é regulamentada. Diversas empresas no Brasil oferecem a formação para estes profissionais e tem seus processos próprios de certificação. A Brbrasis Condomínios, de forma inovadora esta trabalhando a Certificação Diamond, que visa ajudar os moradores a conseguir escolher seus profissionais com comprovação de conhecimento avançado. O Programa de Certificação tem base em uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo – USP. A certificação por enquanto só esta ativa no Estado de São Paulo.

A contratação  deve ser avaliada pelo corpo diretivo e demais condôminos. Existem muitos condomínios que absolutamente ninguém tem interesse ou perfil para esta função. Mas, a falta de informação e principalmente a grande dúvida “quanto custa”, faz com que os condôminos obtém pelo temível revezamento de sindico.

O que exigir do síndico profissional

É necessário solicitar as Certidões Negativas como qualquer processo de contratação. O síndico profissional é um prestador de serviços. Para quem ainda não conhece esta atividade sempre fica a dúvida sobre o trabalho da administradora de condomínios se é realizado em conjunto ou não é necessário desta contratação. Confirmamos que é necessário sim a administradora de condomínios ela realiza um trabalho paralelo a função do síndico, seja ele morador ou profissional.

Qual o custo para contratação de um síndico profissional?

O valor em média varia de acordo com o tamanho do condomínio, número de unidades, quantidade de funcionários, se são orgânicos ou tercerizados e inúmeros outros fatores. O Clube Síndico Profissional realiza pesquisas gratuitas sobre valor de remuneração de sindico profissional. Os conselheiros ou moradores/sindico moradores podem pedir esta pesquisa no Portal do Coletivo.

O mais importante é sempre lembrar que é necessário sim participar e exigir do síndico o repasse de informações de como esta a gestão do condomínio. Os Síndicos Profissionais de Excelência costumam atuar por metas bem definidas. Desta forma, todos podem observar o andamento das atividades e/ou discutir e avaliar os desafios.