Síndico Preposto de excelência – a hora e a vez

Preposto Condominial – a hora e a vez.

Está em alta o termo Preposto no universo de condomínios. Tem sido cada vez mais comum a presença desses profissionais exercendo a função de Preposto. Essas pessoas são profissionais devidamente autorizados que realizam a gestão do dia a dia de condomínios mediante autorização expressa de uma empresa de Gestão e Sindicatura Condominial*.

A esse profissional cabe a gestão de todas as demandas do condomínio, sendo também o corresponsável legal pelas as atribuições de ordem civil, criminal, trabalhista, tributária, previdenciária, ambiental entre outras. O fato desse profissional estar vinculado a uma empresa de Gestão ou Sindicatura Condominial não o exime dessas responsabilidades.

Para realizar uma boa Gestão

O profissional que exerce essa função, deve procurar realizar uma gestão a mais colaborativa possível, onde condôminos, funcionários e prestadores de serviços possam contribuir com informações que o ajude em questões de toda e qualquer ordem.

Preferencialmente deve saber usar de ferramentas para uma boa comunicação com os condôminos e funcionários, pois uma comunicação boa, é certeira, clara e objetiva.

Gestão de Processos e atribuições

É um bom gestor, sabe fazer o uso adequado de toda tecnologia que tem a sua disposição. Acompanha todos os processos administrativos e operacionais, de forma que as atividades de zeladoria sejam impecáveis, perante os olhos dos condôminos e visitantes.

É acima de tudo um agregador e mantém muito boa convivência com suas equipes.

Mantém um excelente relacionamento com a administradora, onde acompanha e fiscaliza a correta realização de todos os serviços que foram contratados.

Com um olho acompanha a arrecadação e com o outro a inadimplência, jamais dissocia um do outro. Sabe que inadimplência alta é dinheiro que falta para o condomínio cumprir com os seus compromissos.

O bom preposto não é negligente em questões de conservação e manutenção. Mantém uma programação para cada item, de modo que não venha ocorrer falhas.

Existem muitas outras atribuições e tão importantes quanto as citadas acima, mas esse texto ficaria enorme.

Olhos do Síndico no Condomínio

O preposto é aquele profissional que são os olhos do síndico responsável pelo condomínio. Afinal de contas, uma gestão eficiente, precisa acima de tudo ser ativa e presente. Sem essa visibilidade e acompanhamento, passam a existir falhas.

Oportunidade de Aprendizado Contínuo

Iniciar como preposto é uma excelente oportunidade que esse profissional tem em termos de aprendizado na prática, pois ele acaba vivenciando todas as atribuições e tribulações de um síndico de verdade.

 

 

Carga Horária

Dependendo do porte, tamanho e das demandas de cada condomínio, será definido a carga horária e o número de dias que esse profissional deverá cumprir ao longo da semana, consequentemente no mês. Normalmente a carga horária varia entre 2 a 3 horas por dia de comparecimento.

Remuneração

A remuneração do preposto normalmente varia entre 20% a 30% do valor líquido pago pelo condomínio a empresa de Gestão e Sindicatura Condominial. Outra forma dessa remuneração aumentar, se dá em caso do preposto ser o profissional que prospecta o condomínio. Nesse caso a remuneração pode variar em 40% a 50% do valor líquido do contrato. Ou seja, como a responsabilidade legal pelo condomínio é da empresa de Gestão e Sindicatura Condominial que contratou o preposto, cabe a essa empresa emitir a nota fiscal de prestação de serviços contra o condomínio, assim como o recolhimento de impostos e tributos legais.

Formas de Contratação

Ele poderá prestar serviços de duas formas para a empresa de Gestão e Sindicatura Condominial: como pessoa jurídica, portanto um prestador de serviços ou poderá ser contratado direto via CLT.

 

Em tempo, exercer a função de Preposto não é demérito, é aprendizado, é educação continuada.

 

João Carlos F. de Souza

Síndico Profissional e aluno pela agência Brbrasis do curso de Preposto.

*- Gestão e Sindicatura Condominial – são empresas que oferecem serviços de gestão para condomínios através de síndico profissional e/ou preposto.

 

*- Sindicatura Condominial – são empresas que oferecem serviços de gestão para condomínios através de síndico profissional e/ou preposto.

Conheça o trabalho do Sindico João Carlos

Solicite uma reunião com o Síndico João Carlos

https://www.folhacon.com.br/sindico-preposto-joao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima